Quando retirar a chupeta?


Quando retirar a chupeta?

A chupeta já foi considerada grande vilã por fonoaudiólogos e ortodontistas, pois pode causar mal posicionamento de língua e deformações da arcada dentária.
Hoje em dia, muitos trabalhos demonstram a eficiência da chupeta para acalmar o ânimo de alguns bebes ávidos por sucção. A chupeta é recomendada por pediatras que concordam que ela pode diminuir o risco de morte súbita em recém nascidos, mas esta deve ser usada até no máximo 1 ano de idade. Após esta idade, a criança não tem mais necessidade de sucção e a chupeta passa a ser apenas um hábito.
Se a retirada da chupeta ocorre até os três anos, há grande chance da arcada retornar ao normal e, muitas vezes, o posicionamento de língua pode adquirir posição ideal.
Portanto, se seu filho já completou 3 anos e ainda usa, chupeta prepare-se para retirá-la. Usando o bom senso, muita conversa e, quem sabe, até algumas historinhas. Histórias destas que os pais inventam como “doar a chupeta para um gatinho bebe que vive em cima do telhado” ou histórias de algum livro. Aqui vão algumas recomendações:

“Minha chupeta virou estrela” – Januária Cristina Lopes
“O balde das chupetas”- Bia Hetzel

A imagem acima refere-se a árvore das chupetas na Dinamarca.

Helena Toledo de Miranda Amaral
Fonoaudióloga Clínica CRFa14484
Mestre pela State University of NY